Tuesday, Sep 26th

Last update10:00:00 PM GMT

Artigos

Artigos

Institutos e fundações doaram 760 milhões de reais em 2014, segundo Censo GIFE

  • PDF

A edição 2014 do Censo GIFE foi lançada oficialmente em dezembro e, dentre outras informações relevantes, apontou que os institutos e fundações associadas ao GIFE doaram, em 2014, 760 milhões de reais a organizações da sociedade civil. Apesar do total de doações ser significativo, ele representou apenas 25% de tudo o que investido socialmente pelos institutos e fundações em 2014, reforçando a realidade já observada nas edições anteriores do Censo de que os financiadores corporativos e familiares priorizam desenvolver seus próprios projetos a investir em organizações da sociedade civil independentes. Essa é a 10º edição do Censo GIFE, principal pesquisa sobre investimento social privado no Brasil.

Leia mais...

O que você precisa saber sobre captação de recursos

  • PDF

O Portal TSO - Portal Brasileiro do Terceiro Setor divulga em seu site orientações sobre diferentes oportunidades de captação de recursos que podem ser utilizadas por organizações da sociedade civil.

Leia mais...

7 temas que marcaram a captação de recursos em 2015 e vão moldar 2016

  • PDF

A Mobiliza Consultoria reuniu especialistas da área de captação de recursos para avaliarem os temas de destaque de 2015 e as tendências para 2016. Segundo o texto, "os consultores e profissionais atuantes na área apontam para a necessidade de planejar e investir, ao mesmo tempo em que é preciso aproveitar o potencial já existente nas organizações."

Leia mais...

A importância das pesquisas para as organizações da sociedade civil (ONGs)

  • PDF

Em artigo originalmente publicado na Revista ABCR 15 anos, Rodolf Ohl, Country Manager da Survey Monkey no Brasil, explica que “a pesquisa é uma ferramenta poderosa para as ONGs estabelecerem um diálogo com seus principais stakeholders e tomarem decisões baseadas em dados e fatos”. Neste Contexto, Rodolf evidencia a importância das pesquisas para organizações da sociedade civil, exemplificando quatro coisas especificas que as ONGs podem fazer com a SurveyMonkey. Confira a seguir:

Leia mais...

O potencial adormecido das Instituições de Ensino Superior no Brasil

  • PDF

Segundo Rodrigo Alvarez, as Instituições de Ensino Superior sem fins lucrativos no Brasil estão começando a entender o potencial da captação de recursos. No artigo intitulado "O potencial adormecido das Instituições de Ensino Superior no Brasil", ele aborda como as universidades americanas não são dependentes apenas de uma fonte de recursos - as mensalidades dos cursos -  o que, muitas vezes, não representa sequer a principal fonte, tornando-se mais estruturadas para investir em infraestrutura e pesquisa, por exemplo.

Leia mais...

Parque de diversões do fundraising

  • PDF

Neste artigo, Filipe Ribeiro Dantas, nosso associado 01388, fala sobre sua experiência em um evento de fundraising católico junto aos especialistas mundiais no tema: os americanos. A ABCR em breve irá convidar os captadores destas organizações para uma reunião visando começarmos um grupo de estudos específico sobre o tema.

Leia mais...

15 ideias criativas para captar recursos

  • PDF

Captar recursos para viabilizar os projetos sociais das organizações não é uma tarefa simples: exige muito profissionalismo e estudo. Mas, além disso, a criatividade se torna uma aliada quando se trata da sustentabilidade das organizações.

Leia mais...

Associada ABCR participa de evento sobre ciência da doação nos EUA

  • PDF

A associada da ABCR Karina Isoton, captadora da AACD no Rio Grande do Sul, participou, nos dias 11 e 12 deste mês, em Chicago, nos Estados Unidos, de um evento que debateu a ciência da doação: Conferência Anual de Iniciativa à Ciência da Filantropia. O tema do evento este ano foi "Explorando a Ciência e a Arte da Filantropia". Confira abaixo as principais observações da Karina sobre o evento, escritas a convite da ABCR:

Leia mais...

Sob outro ponto de vista: marketing com causa

  • PDF

Muito já foi dito sobre a importância da profissionalização das funções de comunicação e captação de recursos nas organizações do terceiro setor. Mas e o marketing?

Leia mais...

O que é um lead e qual sua importância para a captação de recursos?

  • PDF

Durante o Festival ABCR, muitas organizações questionaram qual seria uma forma interessante e barata de captar novos doadores individuais utilizando o ambiente online. Embora seja uma pergunta corriqueira, a sua resposta é complexa e longa. Por isso, neste e em alguns futuros textos, irei apresentar conceitos e a minha visão sobre o tema.

Leia mais...

You are here Artigos